Governo Federal lançará app para bloquear celulares roubados
O celular se tornou praticamente um item obrigatório em nossas vidas, sendo necessário pra fazer praticamente tudo hoje em dia, desde uma c...

O celular se tornou praticamente um item obrigatório em nossas vidas, sendo necessário pra fazer praticamente tudo hoje em dia, desde uma conta em banco, até mesmo pra comprar um carro.
E ter um celular roubado é uma dor de cabeça que ninguém quer ter porque, além do prejuízo financeiro do valor do aparelho, o bandido terá acesso a toda sua vida praticamente, contida no aparelho.
Apesar de existir algumas medidas, como o bloqueio direto com a operadora pelo número do IMEI, este é um processo de certa maneira burocrático, porque depende da boa vontade da operadora em te atender. E todos sabemos que o atendimento ao cliente no Brasil das operadores é lamentável.
Também existem medidas tão burocráticas quanto dos próprios sistemas Android e iOS, que permitem o bloqueio do seu aparelho, mas é necessário realizar login pela sua conta Google ou iCloud respectivamente, de outro dispositivo, o que pode ser um problema em casos de o usuário ter a autenticação por dois fatores ativas, e não tiver um modo de logar com sua conta em outro aparelho.
Com isso, o Governo Federal pretende lançar o "Proteja seu celular", um projeto que visará facilitar a dor de cabeça da vítima, e minimizar os danos causados pelo roubo de seu celular.
Até o final do ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançara um site e um aplicativo onde este bloqueio poderá ser feito. Para utilizar os serviços, será necessário fazer login com sua conta Gov.br, que já é amplamente utilizada para vários serviços do governo, inclusive declarar imposto de renda.
Após fazer login no site, será necessário informar o IMEI do seu aparelho, que você descobre digitando *#06# no seu telefone, no próprio aplicativo de chamadas mesmo, como se tivesse ligando pra alguém.
Além disso, você poderá adicionar até duas pessoas de confiança que poderão efetuar este bloqueio por você, informando seus dados no próprio site.
Este projeto é uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e ainda com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).